Higiene nos Primeiros Dias do Bebê, aprenda como pode ser fácil!

Higiene nos Primeiros Dias do Bebê, aprenda como pode ser fácil!

Cuidados de Higiene do Bebe

Orientações básicas de Higiene nos Primeiros Dias do Bebê 🧼

Atualmente o primeiro banho é dado após 24 horas de nascimento do bebê, por algumas razões bem importantes.

A retirada imediatamente após o parto de substâncias como o vérnix caseoso, sendo uma substância produzida durante a gestação, provoca irritação na pele, e a exposição a água, resfria seu copro, podendo apresentar dificuldade respiratória e descontrole de algumas funções básicas do seu organismo e metabolismo.

No pós-parto fazemos uma “limpezinha” no bebê, questionada pelas famílias, porém é por um bem maior. Além disso, o bebê recém-nascido também está se adaptando ao ambiente externo e sua temperatura corporal pode ser instável.

Cuidados Especiais na Higiene nos Primeiros Dias do Bebê

Aqui estão algumas orientações:

Tenha sempre em mente que ao iniciar qualquer limpeza, começamos sempre pelo mais limpo para o mais sujo! Portanto, comece a higiene pela cabeça,

Rosto – Cabeça – Pescoço – Braços – Abdome – Costas – Pernas – Pés – Fraldas

Cabeça

1 Rosto: Limpe delicadamente com uma gaze ou pano macio embebido em água morna. Evite o uso de sabonetes ou produtos irritantes.

2 Olhos: Use compressas de água morna para remover suavemente secreções ou crostas. Use uma compressa diferente para cada olho.

3 Nariz: Utilize uma compressa de gaze para limpar suavemente após umedecer com água ou soro fisiológico, caso haja congestão nasal utilize a seringa nasal, ou aspirador nasal específico para bebês para remover suavemente o muco. Portanto, não introduza hastes de algodão ou qualquer outra coisa pontiaguda nas narinas do bebê.

4 Ouvidos: Não introduza hastes de algodão ou objetos pontiagudos nos ouvidos do bebê. Limpe apenas a parte externa com um pano macio, e evite deixar cair água no interior das orelhas.

Tronco, Frente e Costas

1 Umbigo: Lave o umbigo com água morna e sabão neutro durante o banho, mas evite o uso de cinteiros ou outras substâncias. Deixe o umbigo exposto ao ar para auxiliar na cicatrização, após passar álcool 70% no coto umbilical.

Atenção: caso o umbigo fique com substância pegajosa, com mau cheiro, com vermelhidão ao redor, ou sangrando, é sinal que o umbigo não esta tendo curativo adequado, então, peça auxílio ou procure o pediatra.

2 Pele: Durante o banho não aplique o sabonete diretamente na pele do bebê, dilua com água e use sempre pouco, e enxágue bastante não deixando resíduo para não irritar a pele do bebê. Mantenha a pele limpa e seca, evitando o uso de produtos perfumados ou irritantes. Há no mercado alguns hidratantes para bebês, mas não recomendamos, exceto se for prescrita pelo pediatra devido a algum problema específico.

Pernas e Braços

1 Braços, pernas, mãos e pés: Passe um pouquinho de sabonete nas suas mãos e depois esfregue, ensaboando delicadamente, atenção especial as dobrinhas, e lembre de enxaguar muito bem e secar também.

2 Unhas: O corte das unhas é um malabarismo que logo aprendemos como é necessário, portanto, compre tesouras de potas arredondadas ou cortadores de unha específicos para os bebês.

Banho Completo do Bebê

Banho: O banho do bebê merece um capítulo a parte, e ele está descrito muito completo no outro post do Casa Segura Kids.

Fraldas, Higiene e Troca

Fraldas: Lave delicadamente a área das fraldas com água morna e use algodão ou compressa de gazes para limpar, tomando cuidado para não esfregar em excesso, toda área deve ficar limpa para evitar assaduras.

Lembre-se sempre de consultar um pediatra para obter orientações específicas para o seu bebê. Cuide do seu pequeno com carinho e atenção!

Conclusão Higiene nos Primeiros Dias do Bebê

Os primeiros dias de vida do bebê são cruciais para estabelecer um vínculo forte com os pais. Por fim, aproveite e coloque-o em contato pele a pele, como o método do Canguru, é altamente recomendado durante esse período. Adiar o banho nos primeiros 24 horas permite que os pais tenham mais tempo para se conectar com o bebê, amamentá-lo e fornecer cuidados imediatos.

Em resumo, aprender e entender as etapas da higiene da criança nos primeiros dias é fundamental para proteger a saúde, promover o bem-estar e fortalecer o vínculo entre pais e bebê. Além disso, a higiene adequada contribui para estabelecer uma rotina saudável e auxilia os pais a identificar possíveis problemas de saúde precocemente.

Leia mais um pouco sobre as rotinas dos bebês:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.