Prematuros não devem receber visitas!

Prematuros não devem receber visitas!

Visitas a prematuros

Bebês Prematuros não devem receber visitas! Entenda por quê! Um nascimento é sempre um momento de alegria e celebração, especialmente por se tratar da chegada de um bebê.

No entanto, quando falamos de bebês prematuros que vão para casa, é importante considerar alguns fatores antes de receber visitas. Neste post, exploremos os motivos pelos quais é importante evitar visitas ao ter um bebê prematuro em casa.

Preservar a saúde do Bebê Prematuro

Bebês prematuros são mais suscetíveis a infecções, pois seu sistema imunológico continua em desenvolvimento. Por isso, é importante evitar que pessoas que possam estar doentes ou que tenham estado em contato com pessoas doentes visitem o bebê.

Além disso, bebês prematuros podem ter problemas respiratórios, digestivos, cardíacos e neurológicos que requerem cuidados especiais. Por isso, é importante limitar o contato do bebê com pessoas que possam estar expostas a problemas de saúde.

E vamos combinar que, ninguém quer que um bebê sofra uma nova internação devido a uma infecção oportunista, e que o leve novamente a UTINEO. Foram épocas, que, com certeza, os pais preferem deixar para trás.

Pais! Criem regras Rígidas para os Visitantes

As regras rígidas para visitas aos bebês variam conforme a situação específica, mas algumas recomendações comuns incluem:

  1. Evitar visitas nos primeiros dias após o bebê ir para casa: é importante que a mãe e o bebê tenham tempo para se recuperar e se adaptar à nova rotina antes de receber visitas.
  2. Não visitar se estiver doente: se você estiver com algum sintoma de doença, como tosse, febre ou resfriado, é importante não visitar o bebê para não colocar a saúde dele em risco.
  3. Pedir permissão para pegar o bebê. Principalmente os prematuros precisam de mais distância das visitas em geral.
  4. Lavar as mãos antes de tocar no bebê: é importante manter as mãos limpas e higienizadas antes de tocar no bebê para evitar a transmissão de bactérias e vírus.
  5. Nunca beijar o bebê: beijar o bebê pode transmitir bactérias e vírus que podem prejudicar a saúde dele.
  6. Não tocar no rosto do bebê: o rosto do bebê é uma área sensível e pode ser facilmente infectada por bactérias e vírus.
  7. Pouco tempo: visitas prolongadas podem ser cansativas para o bebê e para os pais; por isso, é importante limitar o tempo de visita.
  8. Respeitar as orientações dos pais e dos profissionais de saúde: os pais e os profissionais de saúde podem ter recomendações específicas sobre visitas ao bebê, sendo importante respeitar essas orientações.

Regras a mais para visitar Bebês prematuros

Sim, existem algumas orientações específicas para visitas a bebês prematuros. Aqui estão algumas recomendações comuns de O porquê os Bebês Prematuros não devem receber visitas!

  1. Restrições de idade: bebês prematuros são mais vulneráveis a infecções, portanto, é comum restringir as visitas a pessoas com idade acima de 12 anos. Isso é para evitar a exposição do bebê a vírus e bactérias que podem ser trazidos por crianças mais novas.
  2. Higienização das mãos: é extremamente importante que todas as pessoas que vão visitar o bebê prematuro lavem bem as mãos antes de tocá-lo. Isso ajuda a reduzir o risco de infecções. É recomendado lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  3. Uso de máscara: em alguns casos, especialmente se houver pessoas com sintomas de doença na família ou no ambiente, pode ser recomendado o uso de máscara durante a visita ao bebê prematuro. Isso ajuda a reduzir o risco de transmissão de doenças respiratórias.
  4. Evitar visitas em grandes grupos: é melhor limitar o número de pessoas que visitam o bebê prematuro de uma vez. Grandes grupos aumentam o risco de transmissão de infecções e podem ser estressantes para o bebê.
  5. Evitar visitas se o bebê estiver doente: se o bebê prematuro estiver enfrentando algum problema de saúde, como uma infecção ou complicações respiratórias, é importante evitar visitas até que ele esteja melhor.

Essas são apenas algumas orientações gerais, mas é importante seguir as recomendações específicas do médico e da equipe de saúde que está cuidando do bebê prematuro. Cada caso pode ter suas particularidades e necessidades específicas.

O que consideramos Visitantes X Partícipes

É preciso deixar bem claro quem são os visitantes, e quem são os partícipes!

Partícipessão aquelas pessoas que vem para colaborar com a família, com atitudes pró ativas que vão somar aos cuidados realizados, tanto na casa quanto para a família e o bebê, eles devem também seguir as regras de higiene, e caso tenham contato com pessoas possivelmente doentes, devem ficar afastados.

Visitantes — são aquelas pessoas de cunho social que visitam para conhecer o bebê e não participam e nem colaboram com as rotinas do dia a dia da adaptação. Portanto, esses devem esperar um pouco mais de tempo, para conhecer o bebê, tipo uns 3 a 6 meses.

Adaptação do Bebê Prematuro

Bebês prematuros precisam de tempo para se adaptar ao ambiente fora do útero, por continuarem em desenvolvimento. Portanto, eles podem ter dificuldades para se alimentar, respirar e regular a temperatura do corpo, requerendo cuidados especiais, e atenção permanente.

Receber visitas pode ser cansativo e estressante para o bebê prematuro, que ainda está se acostumando com as novas sensações, como a luz, o som e o toque. Além disso, o bebê precisa de tempo para estabelecer uma rotina de sono e alimentação, e as visitas podem interferir nesse processo.

Descanso dos pais do bebê prematuro

Os primeiros dias após o bebê prematuro ir para casa são muito intensos e cansativos para os pais, que precisam se adaptar à nova rotina e cuidar do bebê 24 horas por dia. Por isso, é importante que eles tenham tempo para descansar e se recuperar.

Receber visitas é cansativo para os pais, que precisam se preocupar em receber e entreter os convidados, além de cuidar do bebê prematuro.

Adaptação ao bebê prematuro

A adaptação para toda a família é mais difícil, pois o prematuro exige rotinas mais rígidas e procedimentos mais complexos. É um momento de se acostumar com a nova rotina, de aprender a cuidar do bebê prematuro e de se preparar para as mudanças que virão pela frente.

As visitas interferem uma vez que deixam de se concentrarem em cuidar do bebê prematuro e da família. Além disso, as visitas podem interferir no tempo que os pais têm para se adaptar à nova rotina e às mudanças que virão pela frente.

Orientações médicas para família

Bebês prematuros geralmente recebem orientações médicas específicas sobre cuidados e precauções a serem tomadas em casa. Essas orientações podem incluir medidas de higiene, restrições alimentares, cuidados com a temperatura do ambiente e outras recomendações.

As orientações médicas podem ser prejudicadas, pois as pessoas podem não estar cientes das precauções que devem ser tomadas ao lidar com um bebê prematuro. Além disso, as visitas podem trazer consigo bactérias e vírus que podem prejudicar a saúde do bebê prematuro.

Conclusão sobre o Porquê os Bebês Prematuros não devem receber visitas!

Visitar um bebê prematuro em casa pode ser tentador, mas é importante considerar os motivos pelos quais é melhor evitar visitas nesse momento. Desde questões de saúde até a necessidade de descanso e adaptação do bebê prematuro e dos pais, há uma série de fatores que devem ser considerados antes de receber visitas.

Por isso, é importante que os pais conversem com amigos e familiares sobre a importância de limitar as visitas nos primeiros dias e até meses após o bebê prematuro ir para casa, para que eles possam se adaptar à nova realidade e criar laços afetivos sem interferências externas.

Além disso, é importante seguir as orientações médicas e tomar precauções para garantir a saúde e o bem-estar do bebê prematuro.

Saiba mais sobre os bebês:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.