Orientações básicas de Higiene nos Primeiros Dias do Bebê 🧼
Atualmente o primeiro banho é dado após 24 horas de nascimento do bebê, por algumas razões bem importantes.
A retirada imediatamente após o parto de substâncias como o vérnix caseoso, sendo uma substância produzida durante a gestação, provoca irritação na pele, e a exposição a água, resfria seu copro, podendo apresentar dificuldade respiratória e descontrole de algumas funções básicas do seu organismo e metabolismo.
No pós-parto fazemos uma “limpezinha” no bebê, questionada pelas famílias, porém é por um bem maior. Além disso, o bebê recém-nascido também está se adaptando ao ambiente externo e sua temperatura corporal pode ser instável.
Cuidados Especiais na Higiene nos Primeiros Dias do Bebê
Aqui estão algumas orientações:
Tenha sempre em mente que ao iniciar qualquer limpeza, começamos sempre pelo mais limpo para o mais sujo! Portanto, comece a higiene pela cabeça,
Rosto – Cabeça – Pescoço – Braços – Abdome – Costas – Pernas – Pés – Fraldas
Cabeça
1 Rosto: Limpe delicadamente com uma gaze ou pano macio embebido em água morna. Evite o uso de sabonetes ou produtos irritantes.
2 Olhos: Use compressas de água morna para remover suavemente secreções ou crostas. Use uma compressa diferente para cada olho.
3 Nariz: Utilize uma compressa de gaze para limpar suavemente após umedecer com água ou soro fisiológico, caso haja congestão nasal utilize a seringa nasal, ou aspirador nasal específico para bebês para remover suavemente o muco. Portanto, não introduza hastes de algodão ou qualquer outra coisa pontiaguda nas narinas do bebê.
4 Ouvidos: Não introduza hastes de algodão ou objetos pontiagudos nos ouvidos do bebê. Limpe apenas a parte externa com um pano macio, e evite deixar cair água no interior das orelhas.
Tronco, Frente e Costas
1 Umbigo: Lave o umbigo com água morna e sabão neutro durante o banho, mas evite o uso de cinteiros ou outras substâncias. Deixe o umbigo exposto ao ar para auxiliar na cicatrização, após passar álcool 70% no coto umbilical.
Atenção: caso o umbigo fique com substância pegajosa, com mau cheiro, com vermelhidão ao redor, ou sangrando, é sinal que o umbigo não esta tendo curativo adequado, então, peça auxílio ou procure o pediatra.
2 Pele: Durante o banho não aplique o sabonete diretamente na pele do bebê, dilua com água e use sempre pouco, e enxágue bastante não deixando resíduo para não irritar a pele do bebê. Mantenha a pele limpa e seca, evitando o uso de produtos perfumados ou irritantes. Há no mercado alguns hidratantes para bebês, mas não recomendamos, exceto se for prescrita pelo pediatra devido a algum problema específico.
Pernas e Braços
1 Braços, pernas, mãos e pés: Passe um pouquinho de sabonete nas suas mãos e depois esfregue, ensaboando delicadamente, atenção especial as dobrinhas, e lembre de enxaguar muito bem e secar também.
2 Unhas: O corte das unhas é um malabarismo que logo aprendemos como é necessário, portanto, compre tesouras de potas arredondadas ou cortadores de unha específicos para os bebês.
Banho Completo do Bebê
Banho: O banho do bebê merece um capítulo a parte, e ele está descrito muito completo no outro post do Casa Segura Kids.
Fraldas, Higiene e Troca
Fraldas: Lave delicadamente a área das fraldas com água morna e use algodão ou compressa de gazes para limpar, tomando cuidado para não esfregar em excesso, toda área deve ficar limpa para evitar assaduras.
Lembre-se sempre de consultar um pediatra para obter orientações específicas para o seu bebê. Cuide do seu pequeno com carinho e atenção!
Conclusão Higiene nos Primeiros Dias do Bebê
Os primeiros dias de vida do bebê são cruciais para estabelecer um vínculo forte com os pais. Por fim, aproveite e coloque-o em contato pele a pele, como o método do Canguru, é altamente recomendado durante esse período. Adiar o banho nos primeiros 24 horas permite que os pais tenham mais tempo para se conectar com o bebê, amamentá-lo e fornecer cuidados imediatos.
Em resumo, aprender e entender as etapas da higiene da criança nos primeiros dias é fundamental para proteger a saúde, promover o bem-estar e fortalecer o vínculo entre pais e bebê. Além disso, a higiene adequada contribui para estabelecer uma rotina saudável e auxilia os pais a identificar possíveis problemas de saúde precocemente.
Leia mais um pouco sobre as rotinas dos bebês:
- Boas dicas para o Bebê em Casa
- Viroses no meu filho, o que fazer?
- Milium Sebáceo em Bebês, o que preciso saber!
- Crosta Láctea no Bebê, o que é, e como cuidar:
- Os Bebês e os Signos do Zodíaco nas suas Personalidades