O que Devemos ter e não ter na Decoração do Quarto do Bebê? A chegada de um bebê traz consigo uma série de responsabilidades e cuidados, especialmente quando se trata do ambiente onde ele passará a maior parte do tempo: o quarto.
É fundamental garantir que esse espaço seja seguro e propício ao desenvolvimento saudável do pequeno.
Neste post, abordaremos o que devemos evitar colocar no quarto do bebê, a fim de prevenir acidentes, bem como os itens que devemos utilizar para proteger e garantir sua segurança.
O que evitar colocar no quarto do bebê:
- Travesseiros e almofadas: Até completarem um ano de idade, os bebês devem dormir em superfícies firmes e planas, sem travesseiros ou almofadas. Porque, isso reduz o risco de sufocamento e asfixia.
- Pelúcias em excesso: Apesar de serem fofas e atrativas, as pelúcias podem acumular poeira e ácaros, desencadeando alergias e problemas respiratórios. Portanto, use poucas pelúcias no quarto e as mantenha sempre limpas.
- Cordões e fios soltos: Evite cordões ou fios soltos no quarto do bebê, pois eles podem representar um perigo de estrangulamento. Certifique-se de que cortinas, persianas e qualquer outro objeto que possua cordões estejam fora do alcance do pequeno, a pelo menos 1,20 m do chão.
- Móveis instáveis: Todos os móveis deveriam estar fixados na parede, a fim de, evitar o risco de tombamento. Bebês curiosos podem tentar escalar esses móveis, e entrar nas gavetas, o que, decerto, pode resultar em acidentes graves.
- Tapetes escorregadios: Tapetes soltos e escorregadios são um convite para quedas. Então opte por tapetes antiderrapantes ou evite o uso deles no quarto do bebê. Se por acaso, for utilizar, certifique-se de que estejam devidamente fixados ao chão. E por fim, evite sobreposição de tapetes também.
O que devemos proteger no quarto do bebê:
- Tomadas elétricas: As tomadas elétricas são um risco de choque para os bebês. Utilize protetores de tomada para evitar que eles coloquem objetos ou os dedinhos nas tomadas. Portanto, compre os protetores em lojas especializadas.
- Quinas e bordas afiadas: Durante os primeiros meses de vida, os bebês começam a explorar o ambiente ao seu redor. Antes que ocorram as lesões, cubra as quinas e bordas dos móveis com protetores de silicone ou borracha. Compre os que possuem fita adesiva dupla face, que facilitam a fixação.
- Janelas e sacadas: Utilize grades ou redes de segurança, especialmente se estiverem localizadas em andares altos. Visto que, essa medida previne quedas e acidentes graves.
- Produtos de limpeza e medicamentos: Mantenha todos os produtos de limpeza, medicamentos e substâncias tóxicas fora do alcance do bebê. Armazene-os em armários altos e trancados. Lembre-se de que bebês são curiosos e podem colocar qualquer coisa na boca.
- Kits de higiene – Coloque fora do alcance das crianças, mesmo que sobre os trocadores há risco de queda e quebra.
- Portas – Utilize protetores de portas para não bater com vento, e nunca deixe as chaves na fechadura. Por serem instalados no chão e, merecem um cuidado a mais, na hora de deixar as crianças brincarem no chão.
- Ar condicionado — Observe se o fluxo de ar, é direcionado para o berço, se for, deverá colocar desvios para redirecionar o fluxo.
Conclusão O que Devemos Evitar no Quarto do Bebê
Garantir a Segurança do bebê é uma das principais preocupações dos pais. Ao evitar colocar travesseiros, almofadas, pelúcias em excesso, cordões e móveis instáveis no quarto do bebê, bem como proteger tomadas elétricas, quinas e bordas afiadas, janelas e sacadas, produtos de limpeza e medicamentos, estamos criando um ambiente seguro e propício para o desenvolvimento saudável do pequeno.
Lembre-se de que a supervisão constante também é essencial para prevenir acidentes. O quarto do bebê deve ser um espaço de tranquilidade e aconchego, onde o pequeno possa explorar e crescer com segurança.
Saiba mais sobre os bebês:
- Boas dicas para o Bebê em Casa
- Viroses no meu filho, o que fazer?
- Milium Sebáceo em Bebês, o que preciso saber!
- Crosta Láctea no Bebê, o que é, e como cuidar:
- Os Bebês e os Signos do Zodíaco nas suas Personalidades