A higiene correta das mamadeiras é fundamental para garantir a saúde do seu bebê. É importante lavar as mamadeiras com água e sabão neutro, após cada uso e esterilizá-las diariamente.
Casa Segura Kids, informa que mesmo que a família opte por não introduzir bicos artificiais, é importante ter conhecimento sobre estes procedimentos, para algum momento que seja necessário.
Além disso, é necessário trocar as mamadeiras regularmente, e quando elas ficam encardidas, arranhadas ou com mofos, pois isso pode causar infecções e problemas de saúde para o seu filho. Cuide da higiene das mamadeiras e garanta a segurança do seu bebê!
Como lavar as mamadeiras e bicos artificiais.
As mamadeiras não devem ficar com o leite ou outros alimentos após o consumo do alimento.
1 — Lave imediatamente após o uso, para impedir a proliferação de bactérias.
2 — Comece desmontando todas as partes da mamadeira.
3 — Usar uma esponja macia e uma escova de higiene macia, exclusiva para esta finalidade
Atenção: Não utilize a escova da pia, ou de limpeza geral para lavar as mamadeiras.
4 — Esfregue cada parte da mamadeira com a escova e passe a esponja, preste mais atenção nas partes que tenha relevos e nas beiradas das roscas de fechamento.
Lembre-se: Mesmo onde não vemos bactérias, elas estão lá.
Enxágue bastante com água corrente e, por fim, leve para o esterilizador.
Como devo esterilizar as mamadeiras?
Para esterilizar as mamadeiras corretamente, faz-se necessário algumas opções.
- Ferver as mamadeiras em água por cerca de 5 minutos no máximo.
- Utilizar um esterilizador elétrico, seguindo as normas do equipamento.
- Esterilizar no Micro-ondas, com equipamentos próprios em torno de 3 minutos.
- Usar soluções esterilizantes próprias para mamadeiras.
Portanto, certifique-se de seguir as instruções do fabricante e inclusive, sempre manter as mãos limpas durante o processo. A esterilização adequada ajuda a prevenir a proliferação de bactérias e para isso garantir a segurança do seu bebê.
Entenda o Descarte Correto das Mamadeiras e bicos artificiais.
O Descarte correto das mamadeiras é importante para evitar danos.
Só doar mamadeiras sem uso, você pode até doá-las para instituições ou outras famílias, porém se você já tiver utilizado bastante, ou caso estejam, danificadas, arranhadas, encardidas, manchadas ou com mofos, elas devem ser inutilizadas, e descartadas
Os bicos devem ser cortados, para que outra criança não utilize esse material impróprio, por riscos de doenças. Os bicos são os primeiros a serem danificados e ficarem impróprios, devido aos desgastes da sucção e dos dentinhos deles.
De toda forma, inutilize-as e descarte-as conforme as orientações locais de descarte de resíduos sólidos. Certifique-se sempre de seguir as diretrizes ambientais para proteger o meio ambiente.
Conclusão de como lavar as mamadeiras.
Casa Segura Kids conclui, como fazer a Higiene correta das Mamadeiras é fundamental para garantir a saúde e segurança dos bebês. A higienização e esterilização correta elimina bactérias e microrganismos nocivos, prevenindo infecções e doenças. Além disso, o descarte adequado das mamadeiras evita a contaminação cruzada e o acúmulo de resíduos prejudiciais. Contudo, seguindo todos os procedimentos recomendados para o descarte das mamadeiras e bicos, conseguimos manter as medidas essenciais para manter a saúde coletiva.
Leia também
- Boas dicas para o Bebê em Casa
- Viroses no meu filho, o que fazer?
- Milium Sebáceo em Bebês, o que preciso saber!
- Crosta Láctea no Bebê, o que é, e como cuidar:
- Os Bebês e os Signos do Zodíaco nas suas Personalidades